Os beneficios da luva de procedimento na prevenção de contaminações
Luva de látex
Certamente, essa é uma das luvas mais conhecidas e usadas. Feitas com borracha, suas principais vantagens são o conforto e também o preço acessível. Resistente e com excelente capacidade de vedação, elas podem ser encontradas tanto com revestimento interno feito com pó de amido ou sem.
O amido facilita a colocação da luva e também serve para absorver a transpiração, fazendo com que a luva não escorregue. Esse modelo de EPI (equipamento de proteção individual) é elástico e maleável, além de ser encontrado em formato ambidestro e com punho alongado, aumentando a proteção.
No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a esse tipo de luva e a recomendação, claro, é não usá-la. Nesse caso, a orientação é optar pelas alternativas hipoalergênicas, ou seja, com baixa tendência à alergia.
As luvas de látex são recomendadas para o manuseio de bases, ácidos fracos, soluções aquosas e alguns álcoois. Porém, não são aconselhadas para manipular produtos corrosivos, químicos, orgânicos e óleos.
Luva nitrílica
Para quem tem alergia ao látex, uma alternativa segura é a luva nitrílica, feita com borracha sintética. Assim como a primeira opção, é bem confortável, fácil de ser ajustada e é indicada para quem precisa lidar com produtos químicos.
Também como a luva de látex, ela pode ser usada por quem se expõe a agentes patogênicos que podem ser transmitidos pelo sangue, além de fluidos corpóreos. Possui maior resistência química comparado ao látex.
Hoje, esse tipo de luva é usada principalmente por dentistas, médicos, veterinários e até tatuadores, por exemplo. Mais resistente contra rasgos e perfurações quando comparadas com as luvas de látex e vinil, ela pode ser encontrada em variadas cores.
Luva de vinil
As luvas de vinil também são bem resistentes e perfeitas para serem usadas por profissionais da saúde. Porém, elas têm menor elasticidade quando comparadas ao látex e ao nitrílico.
Seu custo é o mais em conta, e ela pode ser usada em outras áreas também, como serviços de limpeza leve, por exemplo. Por ser um produto sintético, o vinil raramente causa reações alérgicas como a opção de látex.
As luvas vinílicas são fabricadas a partir de cloreto de polivinila (PVC), material bastante durável, mas menos flexível que as demais opções. Por isso elas possuem uma maior variação de tamanho de luva.